[Profissão Modelo] Dois caminhos a seguir.

10 jun

O post de hoje inaugura uma nova tag aqui no blog, chamada Profissão Modelo. Nela eu vou tratar de assuntos referentes à profissão, incluindo dicas para new faces ou meninas que sonham em ser modelo. Para começar vou falar sobre os dois principais segmentos ou caminhos que uma modelo pode seguir.

Fashion

Quando você pensa em modelo, o que vem na cabeça? Gisele Bündchen? Passarela? Editorial de Moda? Tudo isso tem a ver com o mercado fashion, que é o mais conhecido. Nele, as modelos desfilam nas passarelas e participam dos editoriais de moda das revistas. Para isso é exigido que elas sejam altas e magras, mas quanto? Bom, o ideal é que a menina tenha no mínimo 1,73 de altura, mas isso varia de acordo com a agência. E o peso? Varia também, não existe uma fórmula exata para o peso da modelo, mas ela deve ser magra. Assistindo a desfiles você já deve ter olhado para o rosto da modelo e pensado: “como uma menina tão feia é modelo?”. Acontece mesmo, eu já vi várias pessoas se perguntando isso. Eu já pensei isso. Quando fiz o curso de modelo, um dos professores disse que as modelos do setor fashion são chamadas de “estranhas”. É basicamente isso: o que importa para esse trabalho é que a modelo seja alta e magra, a beleza do rosto é dispensável. Mas o mais importante de tudo é a atitude (que merece um post só para ela, devido à importância).

Comercial

Aqui entra o que chamam de “modelo fotográfico”. No meio da moda chamamos de modelo comercial. Ao contrário do setor fashion, que a modelo precisa ser alta e magra, no setor comercial as exigências mudam. Para ser modelo comercial você precisa basicamente se dar bem com a câmera e ser bonita. Existem os modelos de beleza e os modelos de detalhes (mão, pé etc).

Para o setor comercial conta (e muito) a beleza, altura e magreza não são obrigatórias. Como me ensinou um dos professores do curso de modelo que fiz, modelo fashion são chamadas de “estranhas” e modelos comerciais são chamadas de “barbies”. Para ser modelo aqui, a menina precisa ter no mínimo um rosto perfeito (ou quase).

Uma modelo fashion pode ser comercial, mas uma modelo comercial raramente vai ser fashion. Um exemplo disso é a própria Gisele, que faz parte do setor fashion, mas faz muitos trabalhos no setor comercial.

O trabalho do setor comercial é a propaganda. Por isso a modelo pode fazer fotos para comerciais de serviços ou produtos, vídeos para propaganda na televisão ou internet e outros.

Outros trabalhos

Os trabalhos da modelo vão muito além da foto e da passarela. Existe também:

– Modelo de prova: precisa ter o corpo perfeito de acordo com o padrão real, pois servirá para a confecção de roupas. Por isso não pode ser muito magra, nem muito alta e sim ter as medidas perfeitas.

– Dublê de corpo: muitas atrizes possuem uma modelo como dublê de corpo para usar em casos de comerciais em que não queiram ou não podem mostrar o próprio corpo.

– Recepcionista: não é exatamente um trabalho para modelos, mas as que estão em início de carreira costumam fazer esse trabalho por um único motivo: dinheiro. Geralmente trabalham em estandes de feiras ou em palestras.

– Figurante: modelos e atores em início de carreira costumam fazer figuração pelo mesmo motivo que citei no tópico anterior (dinheiro).

Fama ou dinheiro?

Muitas meninas que querem ser modelo almejam dinheiro e fama. A verdade é que o mercado fashion traz mais fama do que dinheiro e o comercial, mais dinheiro do que fama. Uma prova disso é que praticamente todas as modelos que conhecemos são do setor fashion (Gisele, Alessandra Ambrósio, Adriana Lima, Carol Trentini e muitas outras). O desfile traz maior notoriedade e a foto, maior remuneração.

Toda regra tem sua exceção

A regra do setor fashion é ser alta e magra, mas existem as exceções (principalmente quanto à altura). Kate Moss (foto) é um ótimo exemplo. Ela mede 1,68 que é considerada baixa para desfiles, mas ela simplesmente arrasa nas passarelas, por causa da tal da atitude.

Gostaram da nova tag?

Continuem acompanhando o blog para saber mais sobre esta profissão.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: